Seu perfil foi hackeado? Saiba o que fazer

Quem trabalha com direito digital sabe que são inúmeros os casos em que os usuários das redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e etc) perdem o acesso às suas contas para crackers (sim, esse é a nomenclatura correta para quem usa a expertise em informática para o mal) e, quando você menos espera, seu perfil na rede social está todo modificado e você não o consegue acessar.

Se isso aconteceu com você, saiba o que você deve fazer imediatamente para não se prejudicar ainda mais.

1) Denuncie/Faça uma reclamação à rede social responsável

A primeira coisa a ser feita é a denúncia/reclamação à rede social responsável, informando que a sua conta foi hackeada.

Se você ainda tem acesso à conta, é possível fazer esta denúncia após estar logado (acessado), como por exemplo no Facebook por meio deste link https://www.facebook.com/hacked.

Caso você não tenha mais acesso à sua conta, você ainda pode fazer essa reclamação na página de login e também pedindo para que seus amigos e familiares ajudem a denunciar a conta que foi invadida.

Isso é MUITO importante, porque a partir do momento que a rede social toma conhecimento de que a sua conta foi possivelmente hackeada, eles irão colocar uma espécie de “cadeado” de acesso e nem o hacker poderá acessar, apenas se ele comprovar que a conta é de propriedade dele (mas se não é, como ele vai comprovar? Impossível).

Fazendo este primeiro passo, pelo menos você protege os conteúdos e a própria conta, para não correr o risco de remoção de conteúdo ou de o usuário hacker iniciar postagens em seu nome, podendo prejudicar a sua imagem.

2) Envie e-mail’s a Central

Na tentativa de acelerar o processo, já que eles possuem diversas demandas iguais e é praticamente impossível responder com agilidade, você também pode enviar e-mail informando o ocorrido e solicitando que as providências sejam tomadas o mais breve possível.

3) Separe um e-mail que não esteja vinculado à nenhuma rede social

Para recuperar a sua conta, normalmente as redes sociais iniciam o processo de recuperação por e-mail, enviando um link ou passo-a-passo que deverá ser seguido.

Assim, eles solicitam o fornecimento de um e-mail que eles consideram seguro (sem relação com qualquer rede social) para que seja enviado o mencionado link.

É adotado esse procedimento para não correr o risco de ser enviado o link de recuperação ao antigo e-mail que também pode ter sido comprometido pelo hacker.

4) Notificação Extrajudicial e Ação Judicial

Caso você não tenha o retorno com rapidez, medidas mais severas e efetivas poderão ser adotadas.

Se você não possui tanta urgência em recuperar a sua conta, porque a utiliza apenas para fins pessoais e não tem quase nenhum conteúdo de valor para você, sugiro que elabore uma Notificação Extrajudicial e envie à rede social.

Muitas vezes a Notificação funciona, porém, como não tem qualquer força judicial (como já diz o nome – extrajudicial), a rede social pode apenas tomar ciência e não realizar qualquer providência para recuperação de sua conta.

Se você utiliza a conta para fins profissionais ou possui diversas publicações que tem um valor muito grande para você, é possível ingressar com uma ação judicial.

Além de ser mais rápida, podendo ser realizado pedido liminar (pedindo ao juiz que ele decida sobre o pedido de forma mais rápida e, futuramente, poderá decidir sobre a ação inteira), a ação será apreciada pelo juiz e este determinará alguma providência a ser tomada pela rede social, como por exemplo, a reativação e recuperação da conta hackeada em 24 horas.

É sempre uma tremenda dor de cabeça quando situações como essa ocorrem, ainda mais quando as pessoas dependem de seus perfis e contas para realizar o seu trabalho.

Porém, como descrevi nessa publicação, é possível recuperar a sua conta.

Fique atento aos pontos importantes que ressaltei e você conseguirá resolver esse problema.

Espero que tenha ajudado de alguma forma!

outros posts :

Scroll to Top
Rolar para cima
Falar com especialista!